Ensino de Biologia

By Secom UFJ

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Coordenadora: Profa. Dra. Eloisa Assunção de Melo Lopes Sobrane (eloisalopes@ufj.edu.br)

Vice-coordenador: Prof. Dr. Fernando Aparecido de Moraes (fernandoaparecido@ufj.edu.br)

Cursos de graduação atendidos: Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura)

 

Texto de apresentação do laboratório: O Laboratório de Ensino de Biologia tem como objetivo possibilitar a realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão que agreguem na formação dos discentes, contribuindo com a construção da identidade docente, bem como com a construção de saberes fundamentais para a atuação.

Localização do laboratório: sala 27 (antigo prédio da xerox)

 

Rede social: @lebio_ufj   Lab. de Ensino de Biologia (@lebio_ufj) • Fotos e vídeos do Instagram

 

Projetos de pesquisa:

Título do projeto: Jogos didáticos e pedagógicos para o ensino e a aprendizagem de conceitos biológicos

Coordenador: Prof. Dr. Fernando Aparecido de Moraes

Financiamento: Não

Vigência: 6/2022 - 12/2027 - atual

Projetos de extensão:

Título do projeto: Biologia Itinerante: muitos lugares para aprender

Coordenadores: Profa. Dra. Eloisa Assunção de Melo Lopes e Prof. Dr. Fernando Aparecido de Moraes

Financiamento: Não

Vigência: 05/04/2022 a 05/12/2023

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Descrição: O compromisso social da universidade com a formação de professores demanda a ousadia da saída e o desafio da busca por outros lugares para se ensinar e aprender. Tendo como foco principal o ensino de Ciências da Natureza, com base teórica Freireana e fundamentação teórico-metodológica na Educomunicação, o objetivo principal desse projeto é promover ações coletivas de acesso e divulgação do conhecimento científico, na comunidade de Jataí GO, por meio de diversas estratégias didáticas em diferentes espaços educativos. Contará com a participação efetiva de professores e estudantes da Unidade Acadêmica Especial de Ciências-Biológicas da Universidade Federal de Jataí (UFJ) e estará nucleado no Laboratório de Ensino de Biologia. Os espaços educativos formais (escolas) e não-formais (praças, museus, parques e feiras) de educação serão os locus em que os integrantes do projeto irão desenvolver as ações educomunicativas de alfabetização e divulgação científicas.

 

Título do projeto: Grupo de Estudos Paulo Freire Ainda Vive

Coordenador(a): Profa. Dra. Eloisa Assunção de Melo Lopes e Prof. Dr. Fernando Aparecido de Moraes

Financiamento: Não

Vigência: 14/10/2021 a 13/10/2023

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Descrição: O projeto de extensão, Grupo de estudos Paulo Freire ainda vive, nasce na ação propositiva e compreendida com a transformação da prática de professores e futuros professores de Ciências e Biologia. Tem como objetivos promover a formação de professores (tanto inicial, quanto continuada), e sobretudo contribuir para a reflexão crítica, a partir da identificação das potencialidades do pensamento Freireano e da produção de materiais didáticos Se justifica pela necessidade de superação da educação tradicional científica, bem como pela necessidade de conhecer, indagar-se e conscientizar-se a respeito do contexto sociocultural e ambiental complexo e abrangente com possibilidade de superação da simples e ingênua constatação. Os interlocutores do projeto serão professores de Ciências e Biologia de escolas das redes públicas, estadual e municipal, da cidade de Jataí-GO e de outros municípios do Estado, ou até mesmo do país, de docentes e discentes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e convidados como, estudantes e professores de graduação e pós-graduação de outras instituições. Para maior abrangência, o projeto será desenvolvido em ambiente virtual, por meio de reuniões quinzenais via Google Meet, com duração aproximada de duas horas. O número máximo de participantes poderá sofrer variações em decorrência das possibilidades de ingresso que a plataforma Google Meet oferecer. No projeto serão desenvolvidas ações como: a leitura de livros, artigos e outros tipos de textos do próprio educador e sobre ele; o estudo e a discussão desses textos; a organização de coletivos para planejamento e produção de material de divulgação sobre Paulo Freire, bem como para a elaboração de materiais didáticos levando em consideração os princípios presentes nas obras do autor. Espera-se como resultado desse projeto de extensão, que o estudo e diálogo sobre Paulo Freire aproxime a comunidade escolar da comunidade acadêmica integrando vivências, saberes e experiências.

 

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Demais documentos:

Regulamento Geral do Laboratório de Ensino de Biologia