Prof. Dr. Diego Ismael Rocha

Prof. Diego Ícone E-mail  diegoirocha@gmail.com

Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal de Viçosa. Mestre em Botânica pela mesma instituição e Doutor em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás (UFG-Jataí). Os projetos de pesquisa desenvolvidos se concentram na elucidação de mecanismos celulares e moleculares associados a diferentes processos do desenvolvimento vegetal. Os principais temas biológicos em estudo são: desenvolvimento de órgãos laterais (vegetativos e florais) e mecanismos associados à aquisição de competência durante a indução de programas morfogênicos in vitro (embriogênese somática e organogênese).

- Morpho-histological, histochemical, and molecular evidences related to cellular reprogramming during somatic embryogenesis of the model grass Brachypodium distachyon. Protoplasma. (2017)

- Somatic embryogenesis and de novo shoot organogenesis can be alternatively induced by reactivating pericycle cells in Lisianthus (Eustoma grandiflorum (Raf.) Shinners) root explants. In Vitro Cellular & Developmental Biology-Plant. (2017)

- Comprehensive metabolic reprograming in freshwater Nitzschia palea strains undergoing nitrogen starvation is likely associated with its ecological origin. Algal Research-Biomass Biofuels and Bioproducts. (2016)

- Cellular and molecular changes associated with competence acquisition during passion fruit somatic embryogenesis: ultrastructural characterization and analysis of SERK gene expression. Protoplasma. (2016)