Biodiversidade e o processo de avaliação de impactos ambientais

Biodiversidade e o processo de avaliação de impactos ambientais

32 horas - 2 créditos - Optativa

Ementa:

O processo de avaliação de impacto ambiental. Legislação brasileira. Políticas ambientais. Aspectos técnicos relacionados à elaboração de um Estudo de Impacto Ambiental e outros instrumentos de avaliação ambiental. A biodiversidade como instrumento de análise dentro da AIA. Monitoramento da biodiversidade: objetivos, métodos, escolha de variáveis e biomonitoramento. Estudos de caso.

Bibliografia:

CONAMA. 1992. Resoluções CONAMA, 1986 a 1991. Brasília: IBAMA.

ALHO CJR. 2011. Environmental effects of hydropower reservoirs on wild mammals and freshwater turtles in Amazonia: a review. Oecologia Australis, 15(3): 593-604

BRASIL. Tribunal de Contas da União. 2007. Cartilha de licenciamento ambiental / Tribunal de Contas da União; com colaboração do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. -- 2.ed. -- Brasília: TCU, 4ª Secretaria de Controle Externo, 83 p.

ELETROBRAS 1999.O tratamento do impacto das hidrelétricas sobre a fauna terrestre. Relatório Técnico. 49 pp.

MENEZES JRS, LUCIANO BA, FONTGALLAND G. 2006. Impactos Ambientais Causados por Linhas de Transmissão de 500 kV. In: Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos. 1-4.

MORATO SAB. 2014. Confidencialidade em relatórios de consultoria ambiental: como conciliar relações comerciais e a propriedade intelectual de dados científicos? Herpetologia Brasileira, 3(2): 49-50.

MOURA-FÉ MM, PINHEIRO MVA. 2013. Os parques eólicos na zona costeira do Ceará e os impactos ambientais associados. Revista Geonorte, 4(13): 22-41.

RODRIGUES M. 2006. Hidrelétricas, Ecologia Comportamental, Resgate de Fauna: uma Falácia. Natureza & Conservação, 4(1): 29-38.

SÁNCHEZ LE. 2020. Avaliação de impacto ambiental: conceitos e métodos.Oficina de textos.

ZORTÉA M, GOMES KS, TOMAZ LAG, PALMEIRIM JM, LIMA-RIBEIRO MS. 2021. Impacts of a hydroelectric power plant on the bat community in central Brazil. Mammal Research, 66(3):509-518.