Weby shortcut 1a5a9004da81162f034eff2fc7a06c396dfddb022021fd13958735cc25a4882f
Logo CBiológicas
Logomarca UFG
original_twitter
original_facebook
original_YoutubePlay
original_Instagram

Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas

Por Fabiano Campos Lima Atualizado em 15/12/15 17:09.

Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas

Turno: Integral
Duração: 8 semestres
Vagas: 40
Entrada: SISU

O curso de Ciências Biológicas, bacharelado, propõe-se a capacitar profissionais competentes, capazes de exercer atividades de nível superior de grande complexidade, envolvendo a realização de trabalhos relacionados com estudos, pesquisas, divulgação, assistência, coordenação e assessoramento na área das Ciências Biológicas, tais como:

- atuar em pesquisa básica e aplicada nas diferentes áreas da Biologia;

- desenvolver atividades educacionais em diferentes níveis;

- acompanhar a evolução do pensamento científico;

- elaborar, executar e aplicar projetos;

- desenvolver ações estratégicas para diagnóstico do problema nas diferentes áreas;

- prestar assistência e consultoria, dar pareceres e atuar para que a legislação relativa ao meio ambiente, saúde e educação seja cumprida;

- atuar em projetos de pesquisas, como pesquisadores ou coordenadores.

Toda essa formação está dividida em disciplinas obrigatórias, optativas e Núcleos livres que são cursadas em período integral durante 4 anos (8 semestres), além de atividades de pesquisa e extensão, sempre presentes na formação do aluno.

Profissão:

O biólogo, bacharel em Ciências Biológicas pode atuar em diversas áreas específicas dentro da formação. Áreas como desenvolvimento de pesquisas sobre a origem, a evolução, a estrutura e o funcionamento de seres vivos, incluindo os diversos grupos, desde bactérias até organismos de maior complexidade estrutural como os animais. Também faz a análise das relações entre os diversos seres e o ambiente, em uma escala temporal e espacial, além de primar pela sua preservação, saneamento, manejo e sustentabilidade da biodiversidade e dos ecossistemas. Pode atuar diretamente em projetos de

conservação e manejo da biodiversidade, além de questões relacionadas a criação e manutenção de áreas naturais protegidas. Realiza trabalhos de educação ambiental diretamente com a comunidade, além do estudos e uso de produtos naturais, demonstrando ampla gama de atuação. 

Listar Todas Voltar