Weby shortcut 1a5a9004da81162f034eff2fc7a06c396dfddb022021fd13958735cc25a4882f
Logo CBiológicas
Logomarca UFG
original_twitter
original_facebook
original_YoutubePlay
original_Instagram

Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas

Por Fabiano Campos Lima Atualizado em 15/12/15 17:05.

Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas

Turno: Integral
Duração: 8 semestres
Vagas: 30
Entrada: SISU

O estudo do curso e da organização da vida por meio do tempo e sob a ação de processos evolutivos é o resultado em uma imensa diversidade de conteúdos nos quais o acadêmico de Ciências Biológicas utiliza como ferramentas para compreensão do meio ambiente. É dispensada uma atenção especial às relações estabelecidas pelos seres humanos em abordagens que integram os conhecimentos biológicos, sociais, políticos e culturais.

A Licenciatura em Ciências Biológicas na Regional Jataí da UFG almeja oferecer ao mercado de trabalho egressos capacitados para atuarem junto às instituições de ensino como Docentes com características e visão inovadoras, sempre atentos às necessidades pedagógicas. O curso propõe-se a capacitar recursos humanos nas áreas de atuação das Ciências Biológicas comprometidos eticamente com a ciência e a docência, com ampla visão das necessidades do mercado de trabalho, caráter crítico e capaz de desenvolver metodologias de ensino inclusivas e atualizadas.

Tal profissional, no desempenho de suas atividades, deve atuar como um agente que não separe, nem discrimine, a ciência técnica da cultura política, mas sim de maneira a possibilitar uma visão globalizante da Biologia e a contribuir tanto para a formação profissional quanto para a formação da cidadania. Para isso, alguns princípios fundamentais devem reger o ensino na licenciatura em Ciências Biológicas:

- linha evolutiva considerada no trato da educação em Biologia;
- educação ambiental perpassando pela aprendizagem da Biologia;
- fundamentação teórica de qualidade em cada uma das ciências e matérias que

compõem o conjunto necessário à compreensão das Ciências Biológicas;
- multidimensionalidade do processo de captação, considerando todas as dimensões que habilitam um docente ao desempenho de suas funções, dentre as quais destacam-se a cognitiva, a cientifica, a técnica, a afetiva, fundamentadas pela dimensão

pedagógica;
- interdisciplinariedade - visão pluralista fundamental à capacitação do docente, o

que implica uma articulação entre os conhecimentos das diversas áreas. Os conteúdos devem ser abordados considerando-se as diversas especialidades que são

imprescindíveis à compreensão da Biologia como ciência no contexto educacional e da realidade social;

- relação teórico/prática como uma constante no trabalho pedagógico;

- reflexão conjunta sobre a prática de ensino, de modo a experimentar práticas coletivas desenvolvidas com o intuito de trabalhar habilidades fundamentais ao desenvolvimento docente e à crítica, as quais permitam novas propostas de ensino;

- reflexão constante sobre a profissão do biólogo e seu campo de atuação analisados sob a ótica da proposta curricular de Licenciatura em Ciências Biológicas;

- pesquisa em biologia e ensino de Ciências e de Biologia;

- compromisso com o social pela análise de problemas regionais, além das questões universais, visando a uma atuação efetiva, com vistas à melhoria da qualidade de vida do indivíduo e da sociedade.

Possui duração mínima de oito e máxima de doze semestres cursados em disciplinas oferecidas em período integral divididas em núcleos obrigatório, optativo, livre além de atividades de pesquisa e extensão de extrema importância na formação do aluno.

O Licenciado em Ciências Biológicas pode atuar na carreira de magistério pois apresenta requisitos técnicos, científicos e pedagógicos para ministrar aulas na Educação Básica, atuando no ensino de Ciências e de Biologia.

O profissional, visto seu caráter científico, dinâmico e crítico possui requisitos intelectuais fundamentais para atuar como educador ambiental atuando na conservação e manejo da biodiversidade, e também diretamente com a comunidade. Pode desenvolver atividades condizentes com sua área de formação em museus, zoológicos, unidades de conservação, empresas, entre outros.

Os egressos Licenciados em Ciências Biológicas estão aptos a candidatar-se aos diversos cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu oferecidos pelas instituições de ensino visto sua competência na atuação dentro das áreas das Ciências Biológicas, maximizando a difusão do conhecimento científico.

Poderá desenvolver ainda atividades ligadas à pesquisa e atuação nas diversas áreas de dedicação do Biólogo, respeitando as exigências do Conselho que regulamenta a categoria, primando pela preservação sustentável da biodiversidade e dos ecossistemas. 

Listar Todas Voltar